Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Juros baixos obrigam fundos de investimento a ser mais eficazes

Hábito de poupança deve mudar; CVM faz folheto sobre riscos

DE SÃO PAULO

Os juros baixos serão decisivos para mostrar quais profissionais do mercado financeiro fazem de fato um bom serviço ao cliente, segundo Denise Pavarina, nova presidente da Anbima (Associação das Entidades do Mercado).

"Nossos gestores, distribuidores, planejadores financeiros poderão mostrar sua real capacidade de gerar valor aos investidores", disse.

Para ela, a queda de juros na economia deve levar a uma mudança cultural na forma como os brasileiros investem suas economias. Ela vê o investidor mais exigente em termos de rentabilidade, custos, gestão de risco e serviço de orientação ao cliente.

Pavarina reconheceu que os gestores deverão reavaliar sua estrutura de custos para aumentar a rentabilidade dos produtos oferecidos e se adaptar ao novo cenário.

Segundo o presidente interino da CVM, Otavio Yazbeck, o compromisso atual da autarquia é aumentar a transparência na indústria de fundos de investimento.

A principal novidade é a adoção de folhetos que alertam para custos e riscos.

Yazbeck chama a atenção ainda para a proposta de permitir que um mesmo fundo de investimento tenha tanto pequenos quanto grandes investidores como cotistas, porém com custos diferentes.

A vantagem é permitir que pequenos investidores se beneficiem da qualidade de gestão a que hoje só a alta renda tem acesso.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.