Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Eu invisto em

Fellipe Bastos, jogador do Vasco

"Tenho um perfil bem conservador. Tenho um plano de previdência privada e costumo aplicar na poupança, que é mais segura"

OURO

Nesse momento de incertezas, vale a pena investir em ouro?

B.C., de São Paulo (SP)

RESPOSTA - O ouro é um investimento no mínimo complicado. O preço no Brasil é resultado de dois fatores: o ouro em Nova York e a taxa de câmbio.

Se o ouro hoje vale, em Nova York, U$ 1.617 a onça (31,1 gramas), então o grama vale U$ 52. Com o dólar a R$ 2,02, deveríamos ter o ouro na BM&F a cerca de R$ 105,00, exatamente o fechamento de 9/8.

Qual é a nossa capacidade de prever o preço do ouro e o câmbio? Deve ser pouca. Diferentemente de ativos como ações, para os quais temos alguma capacidade de previsão, no ouro não temos.

Uma crise no Oriente Médio pode elevar o preço hoje e um acordo na África pode fazê-lo despencar amanhã.

Por isso, acredito que não é um investimento para a classe média. Afinal, você vai comprar hoje e vender quando? Quando os preços começarem a cair?

É quase impossível identificar o momento certo. E, no longo prazo, diferentemente das ações, não há por que supor que os preços vão subir. Procure outras opções.

IMÓVEIS

Como é a tributação dos fundos de investimento imobiliários? São uma boa opção neste momento?

L.C.B., de Campinas (SP)

RESPOSTA - O investidor está isento de IR desde que detenha menos de 10% do patrimônio total, o fundo tenha um mínimo de 50 cotistas e as cotas sejam negociadas exclusivamente em Bolsa ou mercado de balcão organizado.

Para a maioria dos fundos, há isenção de IR, o que torna o produto atrativo. Há que destacar, contudo, a questão da baixa liquidez. Ele é aconselhável, portanto, para longo prazo.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.