Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Foco

'Suítes voadoras', novos jatos executivos têm até chuveiro

Fotos Divulgação
Interiores do Lineage 1000, da Embraer (esq.), e do Global 6000, da Bombardier (dir.)
Interiores do Lineage 1000, da Embraer (esq.), e do Global 6000, da Bombardier (dir.)

MARIANA BARBOSA
DE SÃO PAULO

Tomar um banho ao fim de um longo voo se transformou em um dos mais cobiçados artigos de luxo a bordo de um jato particular.

Os chuveiros são uma das grandes novidades das aeronaves executivas em exposição na feira Labace, que termina hoje em São Paulo.

"Queremos que a experiência a bordo seja a mais parecida com a que o cliente tem em casa", diz Cláudio Camelier, diretor de estratégia de produto da Embraer Aviação Executiva.

Além de chuveiro, o Lineage 1000 (preço de lista de

R$ 55 milhões), maior e mais luxuoso jato da fabricante brasileira, pode ser adquirido com cama de casal (queen size), Wi-Fi, copa equipada com máquina Nespresso e cooler de vinhos. Tudo isso em uma área útil de cabine de 70 m², equivalente a uma suíte executiva de um hotel como o George V, em Paris.

Essa verdadeira suíte voadora tem autonomia para voar de São Paulo a Lisboa, em Portugal (8.100 km).

A versão atualizada do Global Express da Bombardier, o novo Global 6000, também vem com o opcional de chuveiro -e preciosos 173 litros de água, para 40 minutos de banho quente. Tudo com a mais alta tecnologia, jato de hidromassagem e termostato digital para definir a temperatura. Para não tomar muito espaço da cabine de 31,1 m², a porta do bagageiro fica dentro do box.

O jato, cujo primeiro exemplar no Brasil foi adquirido pelo banqueiro André Esteves, custa US$ 58,5 milhões e tem autonomia de voo de 11.100 km, suficiente para voar de São Paulo a Berlim, na Alemanha.

Outra novidade que está se tornando mandatória nos jatos mais exclusivos é conexão de internet e um deck para iPhone que permite controlar, do aparelho, desde a iluminação até o som da TV.

Veja imagem de aviões
folha.com.br/fg9405

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.