Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Emprego destoa de retomada econômica

Crescimento no número de vagas não acompanha índices que mostram reação da atividade econômica no país

Em São Paulo, cai 12,4% a fração de pessoas que procuram trabalho; greve afeta dados do Rio e de Salvador

PEDRO SOARES
DO RIO

Ao contrário de outros indicadores econômicos, o mercado de trabalho não mostra ainda uma clara recuperação da atividade no país, segundo o coordenador da Pesquisa Mensal de Emprego, Cimar Azeredo Pereira.

Não há ainda, diz ele, expansão significativa do emprego em regiões significativas, como São Paulo. Lá, o aumento de junho para julho foi de apenas 0,1%, dentro da margem de erro.

Na região, a taxa de desemprego cedeu de 6,5% em junho para 5,7% em julho, mas devido à menor procura por trabalho, e não pela maior oferta de vagas. De um mês para o outro, o total de pessoas que estão à procura de trabalho caiu 12,4%.

Ao todo, São Paulo tinha em junho um contingente de 9,6 milhões de pessoas empregadas e 585 mil desocupados (aqueles que estão à procura de trabalho).

Em outro sinal negativo, o rendimento na região, a mais importante da pesquisa, caiu pelo segundo mês consecutivo em julho (-1,1%). Em junho, o indicador já havia registrado queda de 0,4%.

Existem sinais positivos, mas não dá para falar numa retomada, numa recuperação, sem o crescimento efetivo do emprego, disse Pereira.

Já um ponto favorável, diz, foi o crescimento de 1,6% no emprego na indústria paulista de junho para julho. A consultoria LCA afirma, porém, que, de modo geral, a ocupação cresceu num ritmo menor nas quatro regiões com dados disponíveis.

GREVE AFETA ÍNDICES

Por causa da greve iniciada em julho, deixaram de ser apresentadas ontem as taxas de desemprego de Salvador e Rio e a média das seis regiões.

A divulgação do PIB do segundo trimestre está mantida para a próxima sexta.

Segundo a diretora de pesquisas, Márcia Quintslr, o PIB e levantamentos de indústria e comércio são mais automatizados e, por isso, menos afetados pela greve.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.