Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Foco

Criador do conceito de 'nova classe média' presidirá o Ipea

Fábio Guinalz - 2.jul.12/Fotoarena/Folhapress
Marcelo Neri, 49 anos, em fórum realizado em São Paulo
Marcelo Neri, 49 anos, em fórum realizado em São Paulo

DE BRASÍLIA

O economista Marcelo Neri, 49, será o novo presidente do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).

Indicado pelo ministro Moreira Franco (Secretaria de Assuntos Estratégicos), Neri teve o aval do ministro Guido Mantega (Fazenda).

Ambos são da FGV, mas Mantega é egresso da unidade paulista, considerada mais desenvolvimentista. Já Neri, colunista da Folha, atua no Rio e tem formação na escola liberal -fez graduação e mestrado na PUC-RJ.

A rivalidade entre as linhas de pensamento econômico foi uma das principais resistências à indicação de Neri.

Apesar do apoio de Mantega, a ala desenvolvimentista do governo defendia nomes mais alinhados ao pensamento heterodoxo, a exemplo do ex-presidente do Ipea Marcio Pochmann -afastado para concorrer à Prefeitura de Campinas pelo PT.

A nomeação, aprovada pela presidente Dilma Rousseff, deve ser oficializada nos próximos dias. Neri comanda o Centro de Políticas Sociais da FGV e ganhou notoriedade com a criação do conceito "nova classe média", para nomear a população que saiu da pobreza e ganhou renda.

(KELLY MATOS, NATUZA NERY E MARIANA CARNEIRO)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.