Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Nono dígito passa hoje a ser obrigatório em interurbanos

Medida vale para quem ligar para um celular da área com DDD 11

DO VALOR

A partir de hoje, os usuários que fizerem ligações interurbanas para o Estado de São Paulo, para telefones celulares das áreas com DDD 11 (veja mapa ao lado), terão de acrescentar o número 9 antes de começar a discar o número de celular de destino.

Isso valerá tanto para quem estiver fazendo uma chamada de telefone fixo para um celular como para quem estiver ligando de um celular para outro. A mudança só vale para ligações direcionadas a celular.

O usuário que não colocar o nono dígito terá a chamada interceptada.

O objetivo da inclusão de um novo dígito, que começou em julho, foi elevar as combinações numéricas de celulares de 44 milhões para 90 milhões de números.

Para as ligações para celulares dentro da área 11, que abrange 64 municípios, a interceptação com orientações aos usuários ocorrerá de forma gradual até 16 de outubro.

Nesse período, as operadoras poderão ou não completar a chamada após a mensagem de interceptação.

A partir de 17 de outubro, nenhuma ligação feita dentro da área 11 que não use os nove dígitos será completada. A partir dessa data, as chamadas serão interceptadas, mas não haverá mais mensagem de aviso.

RIO, MG, RS E PE

Os celulares com DDD 21, no Rio de Janeiro, deverão ter o nono dígito em até três anos, segundo a Anatel. A área com DDD 21 deve atingir um esgotamento na possibilidade de combinações em dois ou três anos, exigindo a medida.

Segundo a agência, além dos DDDs 11 e 21, aproximam-se do esgotamento os DDDs 31 (Minas Gerais), 51 (RS) e 81 (PE).

NA INTERNET
Leia sobre aplicativos que fazem automaticamente a inclusão do nono dígito em smartphones
folha.com/no1144144

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.