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Conar investiga elogio à Sephora em blog

Conselho quer saber se blogs falaram bem de produtos sem indicar que era propaganda; empresa não comenta

Segundo denúncias, comentários postados na internet seriam um tipo de divulgação disfarçada da loja

MARCELO ALMEIDA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) investiga denúncias de que a loja de produtos de beleza Sephora estaria pagando a blogueiras para postar comentários elogiosos sobre produtos, sem deixar clara a publicidade.

De acordo com o Conar, dezenas de denúncias levaram à abertura, no dia 23, de três procedimentos que irão apurar a conduta das blogueiras, por fazer publicidade disfarçada, e da loja, que também tem uma marca própria de cosméticos.

O principal indício da prática, de acordo com as denúncias, é o conteúdo praticamente idêntico de comentários em três blogs distintos sobre produtos disponíveis na Sephora, sempre elogiosos, além dos links sempre direcionando para a loja.

Dos três blogs, um faz parte da rede de blogs FHits, criada pela empresária Alice Ferraz. Neles, havia elogios a produtos das marcas YSL e Christian Dior. A rede de blogs não quis se manifestar.

A Sephora faz parte da holding de origem francesa LVMH, que tem como presidente o megaempresário Bernard Arnault. A holding Groupe Arnault SAS, do empresário francês, controla por sua vez a marca Christian Dior, uma das citadas nos blogs.

MOBILIZAÇÃO

De acordo com a assessoria do Conar, o grande número de denúncias pode ser resultado de uma mobilização por redes sociais, que já ocorreu outras vezes.

É a primeira vez que o Conar investiga um caso de propaganda disfarçada em blogs. Segundo o órgão, o prazo para o julgamento de primeira instância é de 30 a 40 dias, mas cabe recurso.

Se o Conar decidir que houve desrespeito à ética, recomenda que os anúncios sejam tirados do ar e não mais veiculados.

Caso a decisão não seja cumprida, um edital pode ser publicado para divulgar a conduta do anunciante e do veículo. O órgão, no entanto, diz que suas decisões costumam ser seguidas.

Procurada, a Sephora não quis se manifestar sobre o conteúdo das denúncias.

A blogueira Mariah Fernandes escreveu em seu próprio blog que seu erro foi não ter colocado no final do comentário a palavra "publipost", que indica que o produto foi fornecido pela companhia para divulgação.

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