Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Bússola

Quero aplicar uma soma por 4 anos. Como começo na Bolsa? Vale a pena?

B.H.T., de Cabo de Santo Agostinho (PE)

RESPOSTA DO PROFESSOR DA FGV ALEXANDRE CANALINI - Um investidor com intenção de aplicar os recursos que possui na Bolsa de Valores deve entender alguns conceitos importantes sobre o mercado de capitais antes de investir.

De início, é fundamental entender que investimentos em Bolsa são classificados como aplicações de renda variável.

A denominação é dada, pois no ato da aplicação não é possível saber qual será o rendimento a ser obtido no futuro.

O investidor pode ter ganhos, mas também pode ter perdas substancias. É importante entender a tolerância ao risco de cada um.

Se o seu horizonte de investimento é de quatro anos, há um bom prazo para recuperar uma eventual perda pelo caminho. Ainda assim não há garantia de que você terá lucros.

Investimentos em Bolsa devem compor uma parcela da sua carteira, que no limite deve representar 20% do seu portfólio. Avalie a proporção para determinar o quanto destinará para o mercado de ações.

Caso esta seja a sua primeira aplicação na Bolsa, considere a possibilidade de investir por meio de um fundo de ações, para que você conheça o mecanismo do mercado.

Se preferir aplicar diretamente em ações, procure empresas que sejam tradicionais pagadoras de dividendos [parcela do lucro paga ao acionista], pois o risco será menor.

Você não poderá investir direto na Bolsa, deverá procurar uma corretora para intermediar as operações.

Cheque os custos de corretagem e o serviço que a instituição oferecerá. Você encontrará muitas alternativas na internet. Avalie sua necessidade e o serviço ofertado para fazer uma boa escolha.

Os custos de operação por meio das plataformas de homebroker das corretoras costumam ter preços mais vantajosos.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.