Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

Novo iPhone chega às lojas do Brasil em dezembro

Mais de 30 países vão receber antes aparelho da Apple; preço é incerto

Apresentação seguiu o roteiro de Steve Jobs, morto em 2011, com vídeos promocionais e adjetivos pomposos

RAFAEL CAPANEMA
ENVIADO ESPECIAL A SAN FRANCISCO

A Apple apresentou ontem a nova versão de seu celular, o iPhone 5, que tem tela maior que a dos modelos anteriores e é compatível com redes de alta velocidade de operadoras móveis, conhecidas como 4G (quarta geração), ainda não disponíveis no Brasil.

A empresa mostrou ainda novos iPods, um fone de ouvido redesenhado e uma atualização do programa iTunes em evento realizado em San Francisco (EUA).

O iPhone 5 começa a ser vendido nos EUA e em mais oito países no próximo dia 21. Uma segunda leva de 22 países receberá no dia 28 o novo celular, que só deve chegar ao Brasil em dezembro.

Não houve anúncio sobre o preço para o Brasil. Se a Apple decidir vendê-lo pelo mesmo preço do 4S -repetindo o que vai fazer no mercado dos EUA-, o celular deve custar a partir de R$ 1.999.

As novidades não surpreenderam quem vinha acompanhando as especulações: todas as principais mudanças, como o conector menor para o carregador e para acessórios, haviam vazado nos últimos meses.

Pela primeira vez, a tela do iPhone mudou de tamanho, passando de 3,5 para quatro polegadas.

Aplicativos da Apple, como o Pages e o GarageBand, e de terceiros, como o da CNN, já foram adaptados para a nova tela. Enquanto não forem atualizados, outros programas exibirão barras laterais.

A mudança de tamanho é sutil: além de 18% mais fino, o iPhone só ficou um pouco mais comprido, o que permite ver mais ícones de aplicativos, mais conteúdo de uma página da web, por exemplo.

"É muito fácil fazer um aparelho maior. Muitos fazem isso. Difícil é fazê-lo melhor", afirmou o executivo-chefe da Apple, Tim Cook, numa crítica às fabricantes concorrentes, que têm lançado smartphones com telas de aproximadamente cinco polegadas.

"Um celular deve ser fácil de operar com o dedão."

Disponível em preto ou branco, a parte traseira do iPhone 5 é revestida em alumínio -de aparência bem mais resistente que a dos iPhones 4 e 4S, de vidro.

O iPhone 5 virá com iOS 6, versão mais recente do sistema, que tem entre suas principais novidades um aplicativo de mapas feito pela própria Apple para substituir o atual, do Google, e integração com o Facebook.

Proprietários de modelos anteriores do iPhone, do iPad e do iPod touch poderão instalar o novo sistema na próxima quarta-feira (19).

NOVOS IPODS

Os segredos mais bem guardados do evento foram a nova linha de iPods.

O iPod touch, espécie de iPhone sem a capacidade de fazer ligações, também teve sua tela aumentada para quatro polegadas, além de melhorias nas câmeras e cinco opções de cor.

Com aparência de mini-iPhone, o iPod nano ganhou uma tela maior, de 2,5 polegadas, sensível ao toque, e recuperou a habilidade de exibir vídeos.

A apresentação seguiu o mesmo roteiro celebrizado pelo fundador da Apple Steve Jobs, que morreu no ano passado: troca-troca de executivos bem ensaiados no palco, adjetivos grandiloquentes e exibição de vídeos promocionais.

Ao fim da evento, a banda de rock Foo Fighters tocou três músicas.

O jornalista RAFAEL CAPANEMA viajou a convite da Apple.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.