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Disputa entre Samsung e Apple chega à publicidade

DO “NEW YORK TIMES”

A Samsung pode ter perdido para a Apple a mais recente disputa judicial em torno de tecnologia de celulares, mas isso não a impediu de realizar uma ofensiva em outra frente: a da publicidade.

Em uma série de anúncios nos EUA, a Samsung mira diretamente a Apple, afirmando que o seu telefone Galaxy é melhor do que o iPhone 5.

Embora atacar um concorrente com um anúncio não seja uma técnica inovadora, o tom da Samsung é decididamente sarcástico.

Recentemente, a companhia foi multada nos EUA em US$ 1 bilhão por ter infringido várias patentes de design e tecnologia da Apple.

Um dos anúncios mostra o novo aparelho Galaxy S 3, da Samsung, ao lado do iPhone 5. O comercial traz a imagem de um celular da Apple pendendo para a direita e de um Galaxy pendendo para a esquerda, com o título "Não é Preciso Ser Gênio". Abaixo de cada aparelho vem uma lista com as suas características.

"Como marqueteiros, queremos educar o consumidor", disse Teri Daley, representante da Samsung.

A alusão ao gênio pode ser interpretada como uma alfinetada nos funcionários de ajuda ao consumidor da Apple, que trabalham em áreas chamadas de "Genius Bars".

Todd Pendleton, executivo-chefe de marketing da Samsung, disse que o anúncio não busca insultar os donos de iPhones.

"Se você olhar para a essência do trabalho, na realidade ele está mostrando uma história de inovação. Um produto mais inovador, neste caso, é o S 3."

RESPOSTA

O blog de tecnologia Gizmodo publicou uma série de comerciais criados por fãs da Apple em resposta aos anúncios da Samsung.

Entre os títulos, há frases como "não se contente com plástico barato" e "no colégio, não é preciso ser gênio para entender quem não passa de um fanfarrão".

A Apple, que se negou a dar declarações, já teve sua devida parcela de campanhas ironizando a concorrência.

Ken Segall, o guru publicitário que trabalhou na campanha de marketing "Pense Diferente", da Apple, disse que ao longo dos anos a empresa aprendeu a aplicar um leve toque de humor quando ironizava concorrentes.

Em 1985, a Apple pôs no ar um comercial de TV que não foi bem recebido, mostrando usuários de PC como lemingues que não raciocinam, saltando para a morte do alto de um penhasco.

"O comercial foi rejeitado porque a Apple estava insultando as pessoas que queria atrair", contou Segall, que trabalhou para a agência que produziu o comercial.

Segundo ele, os anúncios da Samsung cometem o mesmo erro, ao fazer os usuários de iPhone parecerem bobos.

Tradução de CLARA ALLAIN

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