Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Jornalista assume o comando da TV Globo

Rede leva Schroeder à direção-geral em janeiro

DE SÃO PAULO

Sai o comercial entra o jornalismo. No lugar de Octávio Florisbal, nome oriundo do mercado publicitário, assume Carlos Henrique Schroder como diretor-geral da TV Globo. Essa troca de comando, anunciada ontem, marca o início da quinta gestão da rede desde 1965.

A Globo foi comandada pelo diretor artístico Walter Clark de 1965 a 1977, sucedido por José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, até 1997.

Depois vieram os anos dos cortes de gastos, com Marluce Dias, de perfil administrativo, no comando.

Em 2002, teve início a década do comercial à frente da TV, com a gestão de Octávio Florisbal, que viera da área publicitária.

Com a chegada de Carlos Henrique Schroder, 53, será a vez de a liderança passar às mãos de um jornalista. Gaúcho de Santo Ângelo, o atual diretor de jornalismo da rede formou-se em direito e comunicações e entrou na Globo em 1984, depois de passar pela "Folha da Tarde" de Porto Alegre e pela RBS. Assume a direção-geral em janeiro.

Apesar da aposentadoria iminente de Florisbal, 72, o anúncio pegou muitos de surpresa. O mercado publicitário acreditava que ele sairia em 2014, ano da Copa.

O presidente das Organizações Globo, Roberto Irineu Marinho, anunciou ainda que Willy Haas, diretor-geral de comercialização, acumulará a direção de negócios.

A Globo, que em 2005 tinha média diária (das 7h à meia-noite) de 21 pontos de audiência, hoje registra 15. Cada ponto equivale a 60 mil domicílios na Grande SP.

A rede se mantém na liderança, mas perde público para a TV paga e a internet.

(ALBERTO PEREIRA JR. E KEILA JIMENEZ)

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.