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Análise

Conflito agora será pelo uso da rede das operadoras

NELSON DE SÁ
DE SÃO PAULO

"A programação da Globo do jeito que você quiser."

Com direito a bordão publicitário, a maior TV brasileira estreia no chamado conteúdo "over-the-top" -que passa por cima das operadoras e vai direto ao espectador de internet e aparelhos móveis, com programas que acabam de ser transmitidos.

Por enquanto, é somente para os mineiros. E só via computadores, smartphones ou tablets, nada de aplicativos para plataformas de games, como PlayStation 3 ou Wii, que servem de ponte mais comum para assistir aos programas no televisor.

Também é só programação da rede aberta, como telenovelas, telejornais e "reality shows", nada dos canais Globosat. Nada também de seleção e Campeonato Brasileiro, a não ser uns poucos jogos antigos, apenas um deste ano -e nada de filmes.

Um ano depois, é a resposta ainda tateante da Globo à entrada do Netflix no Brasil. A concorrência será direta. Seu novo serviço custa R$ 12,90 por mês, com duas semanas de experiência grátis. Os filmes e as séries do Netflix saem hoje por R$ 14,99, com um mês grátis.

Em janeiro passado, Jonathan Friedland, vice-presidente global do Netflix, comentou à Folha que "todos se movem nessa direção", da internet, e "em dez anos todos vão estar lá, até a Globo". A mudança veio muito antes do que se esperava.

A aceleração é resultado, em parte ao menos, da adoção crescente de aparelhos móveis no país, com saltos de 77% na venda de smartphones e de 275% na de tablets, neste ano. Só no segundo trimestre, foram comercializados 606 mil tablets, segundo a consultoria IDC.

Com a entrada da Globo, deve crescer agora o conflito com as operadoras em torno da chamada "neutralidade". Os serviços "over-the-top" consomem muito da capacidade de tráfego da Net e da Telefônica e, mais importante, canibalizam suas operações de TV paga. Elas querem cobrança diferenciada.

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