Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

BC projeta inflação em torno de 5,2% até 2014

Meta do governo é de 4,5%, com 2 pontos de tolerância; para BC, retomada explica alta

DE BRASÍLIA

O Banco Central elevou sua projeção para a inflação neste ano para 5,2% e afirmou que espera que ela oscile em torno deste patamar até, pelo menos, o terceiro trimestre de 2014 -próximo ao final do mandato de Dilma Rousseff.

Nos prognósticos do BC detalhados ontem no relatório trimestral de inflação, a inflação só ficará abaixo de 5%, no acumulado em 12 meses, no terceiro (4,5%) e no quarto (4,8%) trimestres do ano que vem. A meta do governo é de 4,5%, com um intervalo de tolerância de dois pontos para mais ou menos.

"Nosso cenário é de atividade econômica em ritmo bem mais intenso em 2013. Caso se confirme, isso ajuda a explicar o porquê da volta [da inflação para 5%]", disse o diretor de Política Econômica, Carlos Hamilton Araújo.

A avaliação do BC é que "seria impossível" trazer a inflação para a meta de 4,5% neste ano e que um esforço nesse sentido teria "um custo enorme" em termos de crescimento econômico.

Segundo ele, como as mudanças nos juros não têm impacto imediato na economia, uma elevação da Selic neste momento não levaria a inflação para 4,5% até dezembro.

IGP-M

O índice subiu 0,97% em setembro e fechou 12 meses com alta de 8,07%.

(MARIANA SCHREIBER)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.