Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Casas Bahia são alvo de investigação da Justiça

Empresa nega venda de serviços embutidos

DE BRASÍLIA

A rede varejista Casas Bahia, controlada pelo Grupo Pão de Açúcar e uma das maiores do país, está sendo investigada pelo Ministério da Justiça pela venda casada de produtos e seguros.

Segundo as denúncias, a empresa orientava vendedores a apenas avisar aos clientes de que as garantias estendidas e seguros estavam incluídos na compra de produtos, em vez de explicar as vantagens e oferecê-los como opção. O pacote era chamado internamente de "X-Tudo".

A empresa foi notificada anteontem pelo DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor), vinculado ao Ministério, e tem dez dias para apresentar defesa.

Caso seja comprovada a prática, as Casas Bahia podem ser multadas em mais de R$ 6 milhões.

A investigação foi aberta após o DPDC reunir denúncias do Procon de Ubá, em Minas Gerais, do Ministério Público do Trabalho de Teresópolis, no Rio, e do Tribunal Regional do Trabalho.

"Há indícios fortes de que o preço do produto está sendo mascarado em muitos casos", diz Amaury Oliva, diretor do DPDC. As Casas Bahia oferecem hoje cinco tipos de seguros das empresas Mapfre, Garantec e Zurich.

Em nota, a varejista afirmou que "repudia práticas abusivas na venda de produtos com serviços adicionais embutidos" e que o episódio refere-se a "uma orientação equivocada de um gerente que já foi desligado da companhia".

(RENATA AGOSTINI)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.