Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Toyota convoca 38 mil veículos no Brasil

Corolla fabricado entre 2007 e 2008 é o mais afetado por recall da montadora por falha no sistema do vidro elétrico

RAV4 e Camry também são afetados; no mundo empresa japonesa chamou para conserto 7,4 milhões de unidades

DE SÃO PAULO

O recall da Toyota por um defeito no vidro que envolveu mais de 7,4 milhões no mundo afetará 38.049 proprietários no Brasil.

A montadora confirmou ontem, um dia após o anúncio mundial, que os modelos RAV4, Camry e Corolla fabricados entre 2006 e 2008 e vendidos no país estão envolvidos no chamado

Um defeito no interruptor do vidro elétrico da porta esquerda pode afetar seu funcionamento e torná-lo inoperante. Nos casos mais graves, o problema poderá provocar incêndio se o proprietário tentar lubrificar o interruptor com graxas.

A campanha mundial representa o maior recall individual desde que a Ford tirou 8 milhões de veículos de circulação em 1996 para substituir mecanismos de ignição defeituosos que poderiam causar explosão do motor.

Só nos EUA, a montadora convocou quase 2,5 milhões de unidades de mais de dez modelos vendidos no país.

No Brasil, o mais afetado é o Corolla. São 33.823 unidades fabricadas entre outubro de 2007 e dezembro de 2008.

O chamado também envolve 2.846 unidades do utilitários RAV4 e 1.740 do Camry -em ambos os casos, são modelos fabricados entre setembro de 2006 e julho de 2008.

Os proprietários devem procurar uma concessionária autorizada para inspeção da peça, que poderá ser reparada ou substituída.

A consulta deve ser feita a partir do dia 25 deste mês, com prazo máximo de 12 meses. Informações aos proprietários estão disponíveis pelo telefone 0800 7030206, no site da empresa ou nas próprias concessionárias.

IMPACTO

A companhia não quis comentar quanto o recall mundial custará ou quais os impactos nos resultados futuros do grupo.

Acidentes, ferimentos ou mortes não foram identificados em decorrência do defeito, mas existe a possibilidade de o problema causar emissão de fumaça, segundo a montadora.

A Toyota vem tentando se recuperar de diversas dificuldades desde 2008, que incluíram uma série de recalls envolvendo mais de 10 milhões de veículos entre 2009 e 2011, além de problemas na cadeia de fornecedores decorrentes do terremoto e do tsunami no Japão no ano passado.

A montadora recuperou o título de líder mundial em vendas no primeiro semestre e espera vender 9,76 milhões de veículos em todo o mundo neste ano.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.