Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Telefónica vende gigante do call center a fundo dos EUA

Bain Capital, fundada por Mitt Romney, paga € 1,039 bilhão pela Atento

Afetada pela crise, tele espanhola quer reduzir dívida de € 57,1 bi; call center é o 2º do mundo e emprega 85 mil no Brasil

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Com uma dívida bilionária e afetada pela crise, a espanhola Telefónica anunciou a venda da Atento, segunda maior empresa de call center do mundo, para o fundo de investimento norte-americano Bain Capital por € 1,039 bilhão (R$ 2,6 bilhões).

Aberta em 1984, a Bain Capital tem entre seus fundadores Mitt Romney, candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos, e gerencia US$ 66 bilhões em ativos de companhias ao redor do mundo.

Com o negócio, a Telefônica no Brasil, subsidiária da tele espanhola, é desmembrada da empresa que responde por 80% do total de funcionários no país.

Em fevereiro, a Telefónica anunciara que se desfaria de sua parte na Atento por meio da oferta inicial de ações da empresa de call center. A intenção já havia surgido em 2007, mas a crise financeira fez a tele recuar.

Em julho, desistiu novamente do IPO. Informou que o mercado não era favorável e colocou a companhia à venda definitivamente.

Ontem, a tele comunicou a venda da Atento à autoridade financeira da Espanha.

"A transação é e uma iniciativa para elevar a flexibilidade financeira da Telefônica", informou em nota.

Em junho, a espanhola justificou de forma similar o anúncio de que iria vender as sua parte nas teles China Unicom e Portugal Telecom.

Com as vendas, a companhia quer reduzir sua dívida, que atingia € 57,1 bilhões em março (dado mais recente).

Em 2011, a empresa registrou o primeiro prejuízo em nove anos.

BRASIL

A Atento é responsável pela maior força de trabalho da Telefónica no Brasil. Os 85 mil funcionários correspondem a 52% do total de 17 países em que a empresa de call center atua.

Com 152 mil empregados ao redor do mundo, a Atento, além de segunda no mundo, é a maior empresa de call center da América Latina. Em 2011, faturou € 1,8 bilhão.

O negócio ainda está sujeito ao aval das agências reguladoras espanholas. Mas a Telefónica espera que deva receber aprovação completa até 31 de dezembro.

A Telefónica trouxe a Atento em 1999 para o Brasil.

No ano seguinte, a presença no país foi consolidada com a aquisição por R$ 252 milhões (valores da época) da também empresa de telemarketing Quatro/A, cujo maior acionista era o Unibanco.

A Quatro/A foi fundada pelo empresário Alexandre Accioly, hoje sócio do Grupo Fasano e dono de diversas empresas, como a rede de academias Bodytech, com João Paulo Diniz e o BTG Pactual, de André Esteves. (HELTON SIMÕES GOMES)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.