Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Caminhão derruba cabo e deixa 200 mil sem internet em SP

Pane parcial atinge clientes de banda larga da Net, que podem pedir indenização

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Um acidente com um caminhão deixou 200 mil clientes da Net sem conexão à internet na Grande São Paulo. O veículo derrubou cabos de fibra ótica da operadora na avenida Sapopemba (zona leste de São Paulo), às 11h30.

A pane, que afetou a banda larga, mas não a TV a cabo, durou pelo menos até as 14h, quando o serviço começou a ser restabelecido. Alguns clientes só recuperaram acesso no fim da tarde.

Segundo a Vice-Presidência de Operações da Net, houve um corte em outro cabo no bairro da Liberdade, o que prejudicou ainda mais a transmissão. A empresa levanta a hipótese de "vandalismo", ou mesmo de uma tentativa de furto de cobre nesse segundo caso.

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) avisa que o consumidor que ficou sem telefone, internet ou TV a cabo tem direito a abatimento desse tempo na conta. O cliente deve entrar em contato com a operadora e informar qual foi o período em que ficou sem o serviço.

A Net afirmou que estuda uma forma de indenizar os clientes prejudicados, mas ainda não precisou como o ressarcimento será feito.

LINHA OCUPADA

Durante a pane, alguns usuários reclamaram em redes sociais como Twitter e Facebook que não conseguiam prestar queixas à Central de Atendimento da Net, já que os números do serviço (10621 e 4004-7777) estiveram ocupados ou fora do ar.

Em nota, a empresa afirmou que o grande volume de ligações no início da tarde levou ao congestionamento das linhas, mas que o problema também foi resolvido às 14h.

A Folha tentou entrar em contato com o serviço das 14h às 15h, mas a linha continuava ocupada. Às 18h, já havia se normalizado.

CONSUMIDOR

A Net ocupa a sétima posição no ranking de reclamações no Procon do Estado de São Paulo, com 2.568 ligações do início do ano até a manhã de ontem.

Dessas, 258 são relacionadas a serviços não fornecidos, como instalação, entrega e não cumprimento da oferta ou contrato. Segundo a Anatel, há aproximadamente 1,4 milhão de assinantes da empresa no Estado.

A assessoria de imprensa da Anatel afirmou ontem que a pane não foi generalizada e que está levantando informações sobre o incidente com a Net. Um relatório sobre os problemas será divulgado na segunda-feira. (LEONARDO VIEIRA e MIGUEL MARTINS)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.