Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Analistas preveem juros maiores em 2013

Maioria acredita em taxa de 8%, ante os atuais 7,25%, mostra pesquisa do Banco Central

DE SÃO PAULO

A maior parte dos analistas do mercado acredita que a taxa básica de juros voltará a subir no ano que vem.

Pesquisa semanal Focus, do Banco Central, mostra que as apostas são de que a Selic subirá dos atuais 7,25% para 8% ao ano em 2013.

O BC reuniu a opinião de cerca de cem analistas de instituições financeiras e bancos na última quinta-feira.

O debate sobre a alta dos juros começou depois da reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), do BC, da semana passada.

Analistas consideraram que o colegiado indicou no comunicado divulgado após o corte de 7,5% para 7,25% que a taxa ficará estável por um longo período.

Mas analistas estimam que a recuperação da atividade, já em curso, pode alimentar pressões inflacionárias e levar o BC a subir os juros em 2013, quando a economia estiver mais acelerada.

Entretanto, entre as cinco instituições que mais acertaram projeções no médio prazo (ranking do BC), a aposta agora é que a taxa ficará em 7,25% em 2013. Na pesquisa, analistas elevaram a projeção de inflação deste ano (5,43%) e baixaram a de crescimento (1,54%). No ano que vem, espera-se crescimento de 4%

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.