Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Foco

Danone e Minalba discutem os 'poderes' de água 'terapêutica'

MARIANNA ARAGÃO
DE SÃO PAULO

Uma discussão sobre as propriedades terapêuticas da água levou ao Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) duas das maiores fabricantes de água do país.

No fim de setembro, a francesa Danone, dona da marca Bonafont, entrou com uma representação no órgão contra a Minalba, do grupo cearense Edson Queiroz, líder desse mercado no país.

A Danone pediu a suspensão de uma campanha lançada recentemente pela concorrente que enaltecia o baixo teor de sódio de sua água.

A publicidade, veiculada em revistas, internet e material de ponto de venda, dizia que, "reduzindo o sódio, você tira o inchaço e a retenção de líquido".

Segundo a Danone, o material induzia o consumidor ao erro e configurava "propaganda enganosa".

Na representação, a Danone cita parecer de nutricionistas para rebater a propaganda da rival. "O consumo de uma determinada água não tira o inchaço, não tira a retenção de líquido e não emagrece", diz o parecer.

CONTRADIÇÃO

Em sua defesa, a Minalba alega que as informações sobre o produto são verídicas e que há contradição nos argumentos da multinacional.

A empresa cita propaganda da Danone de 2008 que concluiria que "o consumo diário de 2 litros de água Bonafont, com baixo teor de sódio, durante 15 dias, seria capaz de diminuir o inchaço".

"Achamos estranho a Danone, que começou com o movimento de qualificar a água, fazer isso agora", diz Rogério Tavares, gerente comercial da Minalba.

Apesar da contestação, o pedido da Danone foi acatado pelo órgão em caráter liminar na semana passada.

A empresa francesa estreou nessa categoria em 2008 e tem a liderança de mercado em São Paulo.

Sua marca foi a primeira a ressaltar as propriedades químicas do produto -como o sódio reduzido.

A empresa informou que "ressalta os benefícios e a importância da ingestão de quantidades adequadas de água e posiciona a marca Bonafont como uma opção".

A Minalba disse que está reformulando a campanha para atender ao Conar, mas que aguarda o julgamento sobre o mérito da questão.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.