Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Canal pago do YouTube chega ao Brasil em 2013

Produtor de conteúdo vai poder cobrar por vídeo ou pela assinatura do canal

DE SÃO PAULO

O YouTube, site de vídeos do Google, vai lançar um modelo de canais pagos ainda neste ano. No Brasil, o serviço estará disponível no começo do ano que vem.

Semelhantes ao modelo de venda de aplicativos usados em tablets e smartphones, os canais por assinatura do YouTube devem estar disponíveis nos EUA até dezembro.

No resto do mundo, Brasil inclusive, a estreia do serviço está prevista para o primeiro trimestre no ano que vem.

O modelo permitirá aos produtores de conteúdo cobrar por vídeos individuais ou pela assinatura de canais.

"O sistema de cobrança poderá ser adotado por qualquer produtor de conteúdo", disse o diretor do YouTube Brasil, Álvaro Paes de Barros.

O executivo participou ontem do seminário da Inma, associação internacional de marketing de empresas jornalísticas, em São Paulo.

RECEITA MAIOR

Ainda no seminário, executivos de grandes marcas de veículos impressos afirmaram que a experiência mostra que, para sobreviver no meio digital, é preciso investir em aumentar as receitas com assinaturas.

"A receita com publicidade que estamos perdendo no impresso nunca vai voltar para o meio digital", afirmou Andrew Sollinger, diretor do britânico "Financial Times".

Hoje 50% das receitas do "FT" vêm de assinaturas. O jornal conta com 310 mil assinaturas digitais, número equivalente ao de assinaturas da versão impressa.

"Com as assinaturas, você recebe a receita antecipadamente e isso permite financiar sua operação. A receita com anúncios serve para aumentar o lucro", afirmou.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.