Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Análise

Estudo é solução para não ser refém dos conselhos do gerente

SAMY DANA
ESPECIAL PARA A FOLHA

Não há dúvida de que os bancos exercem importante papel para a economia do país. Todos os serviços financeiros -de depósitos a financiamentos- são essenciais para pessoas físicas e jurídicas.

Porém, em países com pouca educação financeira como o Brasil, grande parte da população necessita de auxílio e, muitas vezes, recorre aos gerentes de bancos, que acabam virando consultores de investimentos.

O problema é que essa assessoria está intimamente ligada à estratégia do banco, que, invariavelmente, é gerar valor para seus donos (acionistas), e pode deixar o cliente sequestrado em possibilidades de investimento pouco rentáveis enquanto o banco tem lucros altíssimos.

Por isso, deve-se olhar com cautela as modalidades oferecidas em bancos, não importando o quão persuasivo e convincente seja o gerente.

Ao receber uma indicação de fundo, por exemplo, é importante verificar o valor da taxa de administração.

É comum bancos grandes oferecerem fundos que investem em renda fixa e DI com risco baixo a taxas de administração que chegam a 2% ao ano, enquanto em fundos similares de instituições rivais ela fica em torno de 0,5%.

Assim, o cliente acaba com uma rentabilidade que nem sequer ultrapassa a inflação.

Outro exemplo é o dos títulos de capitalização (mistura de loteria com investimento). Neles, o cliente acaba, em média, com rentabilidade inferior à inflação e aposta sua poupança em um sorteio que tem chance de ganho menor que a da loteria federal.

A informação e o conhecimento são as únicas maneiras de ampliar as opções de investimento para além das indicações dos gerentes. Portanto, invista em sua educação financeira para se prevenir e escapar das próximas tentativas de "sequestro".

SAMY DANA é Ph.D. em Business, professor da FGV e coordenador do núcleo de cultura e criatividade GV Cult.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.