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Boicote de jornais do Brasil ao Google vira modelo no exterior

Jornais na Alemanha, na França e no Chile estudam a experiência do caso brasileiro

DE SÃO PAULO

O movimento pioneiro dos jornais brasileiros de boicote ao Google News -há mais de um ano, a maioria dos jornais não permite a exibição de links com notícias no buscador- despertou o interesse de outros países.

Na última semana, depois que o tema ganhou repercussão internacional após ser discutido em um seminário de imprensa em São Paulo, a ANJ (Associação Nacional dos Jornais) recebeu dezenas de mensagens de apoio e pedidos de informações de associações e jornais da França, da Alemanha e do Chile.

Para a ANJ, a experiência de ficar fora do Google News ajudou a derrubar um dos argumentos usados pela empresa, de que estar elencado nas buscas ajuda a incrementar a audiência -o que poderia se traduzir em aumento de receitas publicitárias.

Desde que os jornais associados à ANJ, que representam 90% do mercado, decidiram parar de ter suas reportagens elencadas pelo buscador, o tráfego para os respectivos portais caiu, em média, menos de 5%. "É um custo muito pequeno comparado aos efeitos danosos de ter seu conteúdo distribuído de graça", diz Ricardo Pedreira, diretor-executivo da ANJ.

Procurado, o Google declarou, por meio de nota, que "tem como compromisso levar a seus usuários conteúdo de qualidade do modo mais fácil e rápido possível. É por isso que nós temos parcerias com publishers de todo o mundo que escolhem se inscrever no Google News."

O tema tem sido observado de perto pela Alemanha. Projeto de lei em tramitação no país prevê a proteção dos direitos autorais de empresas jornalísticas. Diferentemente do Brasil, na Alemanha e em outros países europeus, o direito autoral pertence ao jornalista, e não ao jornal.

Se aprovada, a lei abrirá caminho para medidas similares ao boicote do jornais brasileiros ao Google News.

(MARIANA BARBOSA)

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