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Lenovo investe em nova linha de produtos para seduzir brasileiro

Sétimo lugar no mercado nacional, empresa faz parceria para lançar laptops 'ThinkPad'

BRUNO ROMANI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Tradicionalmente focada nos segmentos corporativo e público, a Lenovo tem uma nova vedete no Brasil: o cliente doméstico. A gigante chinesa dos computadores está tomando uma série de medidas para se aproximar do consumidor comum no país.

A mais recente delas foi a criação de um projeto-piloto para oferecer no varejo sua linha de produtos "ThinkPad", voltada até então para o mundo corporativo. Será a primeira vez que os brasileiros poderão comprar os aparelhos -antes disponíveis apenas para grandes empresas.

A rede Nagem, com lojas espalhadas por todo o Nordeste, formará parceria e irá oferecer os produtos. A fabricante escolheu a Nagem por ser um dos poucos varejistas especializados em computador com presença na região.

Antes disso, a Lenovo já anunciara a compra da CCE por R$ 300 milhões e investimentos de US$ 30 milhões em uma fábrica em Itu (SP).

"Hoje somos líderes de mercado na Rússia, na Índia e na China e, para que possamos completar a liderança nos Brics, é essencial uma forte presença no segmento doméstico do Brasil", afirma Felipe Duarte, Diretor de Vendas no Varejo da Lenovo no país.

No último dia 11, a companhia se tornou a líder mundial do mercado de PCs, ultrapassando a HP. Segundo a consultoria Gartner, a Lenovo embarcou 13,77 milhões de unidades (15,7% do mercado) ante 13,55 milhões (15,5%) da rival americana no terceiro trimestre deste ano.

Embora opere no Brasil desde 2005, quando comprou a divisão de PCs da IBM, a companhia oferece produtos no país há apenas quatro anos, ocupando a modesta sétima posição do mercado.

"Países emergentes apresentam ótimas oportunidades, mas é preciso pulverizar produtos em diferentes segmentos", diz Atilla Belavary, analista da consultoria IDC.

"Com o aumento da renda e o fato de muita gente ainda não ter o primeiro PC, o Brasil se torna atraente."

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