Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Com risco elevado, fundos multimercado dão retorno maior

Produtos visam desempenho melhor que juros, poupança, renda fixa e até Bolsa

NELSON ROSENTHAL
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

As constantes reduções nas taxas de juros têm levado investidores e gestores de fundos a diversificarem suas aplicações para obter um retorno acima da poupança e dos fundos de renda fixa.

Para atender a essas necessidades, os fundos de hedge, conhecidos no Brasil como multimercados, destacam-se entre as opções de aplicação. Segundo definição da Anbima (associação do mercado), os fundos de hedge buscam retornos em mercados de risco com objetivo de proteger -parcial ou totalmente- o capital investido.

Há fundos diferentes para cada perfil de cliente. As opções variam de acordo com as expectativas de retorno, o prazo de resgate e a tolerância a risco dos investidores.

Os grandes bancos têm produtos que visam superar a rentabilidade da taxa básica de juros, da poupança, da renda fixa tradicional e até da Bolsa. Normalmente, são aplicações mais especulativas e arriscadas do que os produtos convencionais, mas que, em compensação, trazem, no longo prazo, retornos maiores aos cotistas.

Entre os fundos com rentabilidade mais alta no mercado, há o Itaú Equity Hedge Advanced Multimercado, que, nos últimos 36 meses, obteve retorno de 41,23%.

O fundo de investimento Bradesco FI Referenciado DI Premium, por sua vez, rendeu 34,24% em 36 meses. Já o Santander Total Multimercado variou 27,38% no mesmo período. Todos obtiveram taxas acima da da poupança e da renda fixa.

Vale lembrar que rentabilidade passada, no entanto, não garante ganhos futuros.

Além dos grandes bancos, o cliente tem como opção as pequenas gestoras de fundos, que lidam com riscos e oportunidades de obter ganhos diferenciados. A diversificação equilibra os investimentos e complementam as diferentes estratégias para reduzir o risco em cenários de crise.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.