Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Crise deixa Bolsa no zero a zero em 2012

DE SÃO PAULO

Após várias tentativas de recuperação, a Bolsa de Valores de São Paulo segue praticamente zerada neste ano. O Ibovespa, principal termômetro dos negócios com ações no país, terminou a semana passada com valorização de apenas 0,9% em 2012.

O mau humor generalizado se deve às preocupações com o resgate da Espanha, novo foco da crise na Europa. Também pesam as dificuldades na recuperação da economia americana, a desaceleração na China e frustração completa do desempenho da economia brasileira.

Por outro lado, as ações de várias empresas estão com preços baixos, abrindo oportunidade de ganho para o investidor que puder esperar até acontecer uma recuperação mais sólida dos preços.

Segundo Álvaro Bandeira, economista-chefe da gestora Órama, a alta instabilidade tornou a Bolsa um lugar hostil para o pequeno investidor, que não tem muita chance de ganhar em relação aos grandes investidores.

"A Bolsa está com muitas ações com preço baixo, mas o mercado não reage. O foco está todo na crise europeia", disse.

Para Bandeira, os balanços das empresas devem vir melhores no quarto trimestre deste ano, possibilitando uma recuperação das ações de empresas voltadas ao consumo interno.

"Todas as projeções são boas para o quarto trimestre e para 2013. Mas falta aumentar a confiança."

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.