Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Análise

Resultado da estatal no 3º trimestre pode afetar suas ações

ERICK SCOTT HOOD
ESPECIAL PARA A FOLHA

A Petrobras registrou mais uma vez um resultado abaixo do esperado, com queda de lucro e Ebitda e perda de margens, além de produção ainda decepcionante.

Dessa vez o aumento dos custos foi um dos principais destaques negativos do balanço da empresa. A queda das exportações de petróleo e derivados e a defasagem de preços de combustíveis entre os mercados interno e externo continuam pesando.

Embora as vendas no mercado interno tenham impulsionado suas receitas (alta de de 16%), o aumento de 28% dos custos acabou prejudicando todo seu resultado operacional. O lucro caiu 12%, ainda que não tão afetado pelo câmbio, como ocorreu em trimestres anteriores.

Diante do resultado apresentado, suas ações podem responder negativamente. O único "driver" no curto prazo que pode impulsionar seus papéis é um eventual reajuste no preço dos combustíveis. A empresa, porém, não sinalizou quando pode ocorrer.

A produção também decepcionou. Embora tenha anunciado anteriormente que sua produção deverá permanecer estável até 2014, ela caiu 2,2% no terceiro trimestre ante igual período de 2011.

ERICK SCOTT HOOD é analista da SLW Corretora

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.