Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Para crescer, empresas terão que inovar

Estudo diz que, para atingir classe média global, de 3 bilhões de pessoas em 2030, será preciso mudar estratégia

Pesquisa feita com 547 empresários de todo o mundo mostra que prioridade é entender consumidores locais

RICARDO SCHWARZ

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

As empresas que pretendem crescer e explorar o poder de consumo da nova classe média mundial terão que repensar suas estratégias de atuação nos próximos anos.
É o que revela um estudo feito pela Ernst & Young com 547 executivos de todo o mundo -72 deles brasileiros-
obtido com exclusividade pela Folha. A Ásia é o mercado com maior potencial, diz
o estudo.
A estimativa é que até 2030 serão 3 bilhões os consumidores de renda média, impulsionando uma demanda de US$ 21 trilhões, atualmente, para US$ 56 trilhões.
Para explorar esses mercados emergentes de maneira mais eficiente, 48% dos executivos de países desenvolvidos afirmaram que entender as necessidades dos consumidores locais é a melhor estratégia. Dos empresários pertencentes a companhias de nações emergentes, 55% acreditam ser esse o caminho mais adequado.
"A classe média é composta por pessoas que contribuem muito para o consumo em geral. Existem diversas oportunidades para atingir esse público que está sedento por consumo", analisa André Viola Ferreira, sócio da Ernst & Young Terco.
A estratégia mais irrelevante na opinião dos entrevistados foi "habilidade para compartilhar recursos e conhecimento além das fronteiras". Apenas 15% de cada grupo de executivos consideraram esse fator importante.
O relatório aponta ainda que empresários de companhias com crescimento de Ebitda (lucro antes de juros, taxas, depreciação e amortização) acima da média estão mais propensos a reconhecer as oportunidades proporcionadas pela classe média.
"No Brasil, a questão de saúde e educação ganha muito importância. O consumo, portanto, é muito variado e por isso é desafiador e interessante todo esse momento que o país está vivendo", diz.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.