Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Alto estoque de anidro gera distorção em fim de safra

Usinas devem adicionar água no combustível

DA REUTERS

Às vésperas da entressafra de cana, estoques folgados de álcool anidro garantem estabilidade de preços e desequilíbrio no mercado.
Segundo analistas do setor, esse cenário pode levar empresas a transformar o combustível em hidratado.
Segundo a Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar), com a alta do hidratado -o tipo usado nos carros flex- nas últimas semanas, a diferença de preços entre os dois tipos, que chegou a 15% durante a safra, está em 7%.
O nível já começa a estimular usinas a adicionar água no anidro (usado na mistura com a gasolina) para que o combustível possa ser vendido como hidratado.
"Tem um desequilíbrio entre os estoques de anidro e de hidratado. O anidro está muito mais ofertado", afirmou o diretor técnico da Unica, Antonio de Pádua Rodrigues.
"Com o preço do anidro parado, e até com alguma queda, e o hidratado subindo, molhar anidro passa a ser uma possibilidade."
Com a safra menor que a inicialmente prevista, devido a problemas climáticos e temendo elevações abruptas de preço na entressafra, o governo decidiu reduzir a mistura de anidro na gasolina de 25% para 20% em outubro.
A redução deve encolher a demanda por anidro em 700 milhões de litros de outubro a março, último mês de entressafra.
O presidente-executivo da Cosan, Marcos Lutz, afirmou na quinta-feira, em uma conferência para comentar os resultados da companhia, que é possível que empresas venham a adicionar água no anidro pelos próximos meses.
"Acho que vamos ter uma entressafra tranquila, vejo bastante estoque [de anidro], produtores investiram na importação e houve a redução da mistura, fazendo com que o balanço do anidro deva ter certa sobra", disse Lutz.
"Talvez veremos até hidratação de anidro para vender como hidratado", disse o presidente-executivo da Cosan.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.