Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Laboratório secreto cria robô e elevador para o espaço

DO "NEW YORK TIMES"

É um lugar no qual seu refrigerador pode estar conectado à internet e encomendar legumes quando o estoque baixar. A louça do jantar pode postar informações sobre o cardápio nas redes sociais.
Um robô pode substituí-lo no escritório. E um dia você talvez possa subir de elevador ao espaço sideral.
Esses são alguns dos sonhos que estão sendo desenvolvidos no Google X, o laboratório clandestino no qual o Google trabalha em uma lista de cem ideias ambiciosas.
Cerca de uma dúzia de pessoas já mencionaram essas ideias em entrevistas, mas nenhuma permitiu que seu nome fosse divulgado.
Duas delas revelaram que um produto do laboratório seria lançado antes do final deste ano, ainda que não tivessem revelado de que se trata.
"Eles estão trabalhando em ideias bem excêntricas", disse Rodney Brooks, professor emérito do Instituto de Tecnologia de Massachusetts.
Sob ataque de novas companhias criadas nos últimos anos, o laboratório reflete a ambição da empresa em continuar a ser um polo de pesquisa e desenvolvimento.
Jill Hazelbaker, porta-voz do Google, recusou-se a comentar sobre o laboratório, mas disse que investir em projetos especulativos era parte do ADN da empresa.
"Embora as possibilidades sejam inspiradoras, por favor tenha em mente que as somas envolvidas são pequenas em comparação ao investimento que fazemos em nossos negócios essenciais."
No Google, que utiliza técnicas de inteligência artificial e aprendizado mecânico em seu algoritmo de busca, alguns desses projetos extravagantes podem não ser tão absurdos quanto pareceriam.
Por exemplo, elevadores espaciais, uma fantasia antiga dos fundadores do Google e outros empreendedores do Vale do Silício, podem transportar objetos ao espaço. Em teoria, eles envolveriam viagens espaciais por meio de um cabo ancorado na Terra.
Um engenheiro do Google que conhece o Google X disse que as operações do laboratório são misteriosas como as da CIA (agência dos EUA).

Tradução de PAULO MIGLIACCI

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.