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TCU
Viagem do trem-bala entre Rio e SP não poderá superar 93 minutos
DE BRASÍLIA - O TCU (Tribunal
de Contas da União) determinou que o tempo máximo de
viagem do trem-bala entre SP-RJ não ultrapasse 93 minutos.
Essa foi uma das mais de 20
determinações e recomendações do órgão para liberar o
lançamento do edital da obra,
previsto para as próximas semanas. Vencerá a concorrência quem oferecer o maior desconto na tarifa, fixada em
R$ 199,78 (classe econômica).
Além disso, os ministros entenderam que quem vencer a
concessão não terá direito a revisão de tarifa caso a demanda
de passageiros prevista não
seja alcançada.
Isso porque os técnicos entenderam que houve manipulação do estudo de demanda
para aumentar o número de
passageiros previstos.
O tempo de viagem máximo
foi estabelecido para uma velocidade média de 280 km/h.
Segundo o relator, ministro
Augusto Nardes, já há tecnologias que atingem velocidades
médias maiores. Por isso, é necessário ter uma garantia de
tempo máximo.
Pelos estudos, um passageiro de avião leva 110 minutos
no trajeto SP-RJ, considerando
o tempo de check-in. De carro,
são cinco horas e de ônibus,
seis horas e 15 minutos.
O tempo e a tarifa são fatores determinantes para a estimativa do número de passageiros para o trecho, que ficou
em 3,8 milhões/ano.
Pelo estudo, o trem roubaria 46% dos passageiros de
avião, 60% dos de ônibus e
38% dos de carro. Outros 14,1
milhões/ano usariam as linhas regionais (principalmente SP-Campinas).
Para chegar a esses números a consultoria contratada
fez uma pesquisa com 7.000
pessoas. Mas os técnicos do
TCU apontaram que ela foi manipulada.
Aos entrevistados era apresentado um vídeo ressaltando
características ruins dos outros meios. Por isso, segundo o
relatório, "a aplicação desse
método pode ter conduzido a
superestimação de demanda".
Para evitar que em caso de
erro da estimativa a tarifa suba, o TCU determinou que isso
seja vedado já no edital.
Além disso, limitou em
60,3% o valor do financiamento público para a obra, que foi
reestimada de R$ 34,6 bilhões
para R$ 33,1 bilhões.
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