São Paulo, terça-feira, 01 de novembro de 2011

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Redes varejistas resistem à ideia de ampliar oferta

DE BRASÍLIA

"O consumidor hoje está fazendo poupança de crédito", diz Renato Meirelles, sócio do Data Popular, instituto especializado em pesquisar os hábitos de consumo da classe C.
Apesar de a inclusão de uma bandeira internacional permitir que o cartão seja mais usado, muitos varejistas resistem a ele.
Se, por um lado, a loja passa a receber um valor sobre as compras feitas em outros estabelecimentos e pagas com o cartão dela, do outro, a inclusão de uma bandeira tem custos.
Há taxas para remunerar bancos emissores, empresas que credenciam os comerciantes e o uso das bandeiras. Além disso, o cartão de uso geral financia gastos na concorrência.
Para evitar que as despesas sejam maiores fora da loja, algumas redes estabelecem limites diferentes para uso nas suas lojas e no restante do mercado.
Mesmo vendo com simpatia os cartões com bandeiras, os consumidores da classe C apontam ao receio do descontrole nas finanças pessoais.


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