São Paulo, terça-feira, 03 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Estatal adianta meta de 1 mi de barris no pré-sal

DO RIO

Diante da redução dos custos de investimentos e da maior produtividade dos campos do pré-sal, a Petrobras antecipou em três anos a meta de produzir 1 milhão de barris/dia nos campos na bacia de Santos.
Inicialmente, a estatal previa atingir tal marca em 2020. A antecipação foi possível, diz a estatal, graças ao fato de os testes mostrarem que poços já perfurados são em média 20% mais produtivos do que o previsto.
A Petrobras projeta atualmente gastar US$ 73 bilhões (R$ 115 bilhões) para colocar as reservas em fase de produção. A cifra é 45% menor do que a estimada originalmente em 2008, quando foram traçados os primeiros planos para o pré-sal.
O valor foi aprovado pelo Conselho de Administração da Petrobras.
Segundo a empresa, a padronização das encomendas também possibilitou a redução dos investimentos que estão programados.
A companhia passou a replicar em larga escala para pré-sal projetos de plataformas e sondas já utilizados -o que reduz custos com projetos inovadores e o risco de atrasos.
A estatal também começou a contratar bens e serviços em grandes blocos e de um mesmo fornecedor.
Com uma escala maior, o contratado pode oferecer preços mais baixos e ganhar no volume. Um exemplo foi a licitação de sete sondas de perfuração, vencida pelo estaleiro Atlântico Sul (PE). (PEDRO SOARES)


Texto Anterior: Gasolina tem a maior alta desde 2005
Próximo Texto: Empresas: Victor Gradin é destituído do conselho da holding Odebrecht
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.