São Paulo, sábado, 03 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Carros flex perdem participação nas vendas

Dados da Fenabrave apontam ainda aumento nas vendas diretas das montadoras

TATIANA RESENDE
DE SÃO PAULO

A participação de automóveis e comerciais leves flex nas vendas de carros novos recuou em agosto para 82,7% do total, ante 86,5% no mesmo mês no ano passado, segundo a Fenabrave (federação das concessionárias).
No acumulado do ano, o segmento respondeu por uma fatia de 83,5%, patamar também inferior ao de igual período em 2010 (86,4%).
O principal motivo dessa redução é o aumento na quantidade de carros importados no mercado brasileiro, sem a opção de modelos flex.
Por enquanto, na avaliação de Sergio Reze, presidente da entidade, a escalada do preço do álcool "não teve influência". Nesta semana, o governo anunciou a redução de 25% para 20% do teor de álcool anidro misturado à gasolina vendida nos postos.
Os emplacamentos de veículos novos, que englobam ainda ônibus e caminhões, bateram mais um recorde para meses de agosto (327,4 mil unidades) e no acumulado do ano (2,371 milhões).
Considerando apenas as vendas de carros, a Fiat ocupa a liderança do mercado no ano, respondendo por 22,44% do total, seguida por Volkswagen (20,66%), GM (18,39%) e Ford (9,42%).
As vendas diretas dessas quatro montadoras atingiram 32,74% dos automóveis e comerciais leves emplacados no acumulado de janeiro a agosto, patamar bem superior ao registrado no mesmo período em 2010 (26,35%), principalmente devido aos frotistas, como as locadoras.
O movimento já havia sido abordado em julho pelo presidente da GM na América do Sul, Jaime Ardila. "O varejo está parado", comentara na ocasião, lembrando as medidas tomadas pelo governo para reduzir a concessão de crédito e controlar a inflação.
Reze afirma que as vendas de carros 1.0 estão sendo direcionadas pelas montadoras para esse público, "com descontos superiores a 25%".


Texto Anterior: Lançamentos
Próximo Texto: Tribunal de contas ordena que estatal pare obra de ferrovia
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.