São Paulo, sábado, 03 de setembro de 2011

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Mídia social vem para auxiliar o jornalismo

Essa é a tese defendida por Arianna Huffington, do site Huffington Post

Segundo ela, não há, por princípio, uma separação estanque com os chamados veículos tradicionais


Sebastião Moreira/Efe
Arianna Huffington durante palestra apresentada em
conferência realizada em SP


ROBERTO DIAS
EDITOR DE NOVAS PLATAFORMAS

Fundadora do site The Huffington Post, a empresária Arianna Huffington disse não acreditar em uma separação estanque entre a mídia tradicional e as mídias sociais.
"Há algo que falta na mídia tradicional que nós podemos capturar nas mídias sociais: contar histórias. Estamos preocupados demais com dados. É muito mais difícil capturar leitores com dados do que com histórias."
A empresária está em São Paulo, onde fez palestra no evento InfoTrends.
Ela citou o Huffington Post como um exemplo de como aproveitar melhor as mídias sociais. "Nós não damos apenas informação ao leitor. Damos uma plataforma onde ele pode compartilhar seus pontos de vista e seus hobbies."
Disse ainda que é preciso entender melhor como essa mudança altera o uso da informação. "Antes consumíamos as notícias no sofá. Agora fazemos isso galopando."
Ela disse que as mídias sociais revolucionaram também a maneira como as empresas se relacionam com os consumidores. "Não pense no Twitter como um mapa da vida das pessoas, mas sim como um mapa da mente delas."
Em sua apresentação, fez uma segunda crítica ao jornalismo: disse que é preciso acompanhar mais uma mesma história. "Não é apenas publicar uma reportagem. É preciso continuar cobrindo."
Em fevereiro deste ano, o Huffington Post foi comprado pela AOL por US$ 315 milhões (R$ 505 milhões). No acordo, Arianna assumiu o comando editorial do grupo.
O site tem acesso gratuito e seu conteúdo origina-se, em grande parte de maneira voluntária, via blogueiros.
Sua viagem ao Brasil tem como objetivo encontrar um sócio para iniciar a operação local do grupo. "Vamos ter um único parceiro", disse.


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