São Paulo, domingo, 04 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Museu e aquário visam fluxo crescente de turistas

DO RIO

Com a revitalização da zona portuária, a prefeitura do Rio de Janeiro pretende não só aumentar a oferta de imóveis comerciais e residenciais na região como também atrair mais turistas.
Na última temporada, chegaram pelo Cais do Porto mais de 600 mil turistas. Estima-se que o total supere 1 milhão nos próximos anos.
Recuperar a área é fundamental para atender os turistas que chegarão ao Rio em cruzeiros e ficarão hospedados nos próprios navios durante a Olimpíada de 2016.
Os investimentos incluem a implantação de uma série de espaços culturais, como o Museu do Amanhã, a ser construído no píer do cais.
O projeto é do arquiteto espanhol Santiago Calatrava, responsável entre outras obras, pelo complexo olímpico de Atenas. A inauguração está prevista para 2012.
O museu terá como foco o tema da sustentabilidade e deve funcionar como um marco da Rio+20, conferência de líderes mundiais para discutir o desenvolvimento do planeta, marcado para 2012 -quando se completam 20 anos da Rio 92.
Outra aposta do plano de revitalização é o AquaRio, projeto para o maior aquário da América Latina. O investimento do setor privado é estimado em R$ 110 milhões.
A região deve atrair também o projeto Studio X, da Universidade de Columbia. Trata-se de uma espécie de laboratório de pesquisas nas áreas de design e arquitetura. No site da instituição existem ainda menções a projetos futuros em Moscou e em Mumbai, na Índia.


Texto Anterior: Rio-2016 "redescobre" zona portuária
Próximo Texto: Meta do projeto é quintuplicar moradores
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.