São Paulo, segunda-feira, 04 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

BÚSSOLA

Mande sua pergunta para coluna
duvidainvest@grupofolha.com.br / twitter:@folha_mercado

Que índice de inflação usar para saber se minha aplicação teve ganho real?

RESPOSTA DO PROFESSOR DO INSPER JOSÉ LUIZ ROSSI JUNIOR - Existem vários índices de preços no mercado. Muitas vezes, a inflação em um mesmo período difere acentuadamente quando calculada por diferentes índices. Isto acontece porque os índices têm diferentes metodologias no seu cálculo e abrangem uma cesta de produtos diferenciada e localizações distintas.
O Banco Central utiliza o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), calculado pelo IBGE, como o índice para o regime de metas de inflação. Já os aluguéis são reajustados de acordo com o IGP-M (Índice Geral de Preços de Mercado), nesse caso, apurado pela Fundação Getulio Vargas.
Estes dois índices são os mais utilizados pelo mercado para comparar os ganhos de investimentos.
Mas, no seu caso, o que você realmente deseja é avaliar o seu investimento.
Obviamente um bom investimento traz ganhos reais (superiores a inflação) ao investidor, mas não necessariamente investimentos com ganhos frente a um aumento de preços são bons investimentos.
Você deve comparar o seu investimento com um padrão (benchmark) para o tipo de aplicação realizada.
Por exemplo, caso você tenha investido em um fundo de renda fixa, deve comparar o rendimento do seu fundo com o do CDI (taxa de empréstimo entre os bancos, que espelha a Selic).
Bons fundos devem ter um rendimento superior a 100% do CDI. No caso de fundos de renda variável, além do CDI, você deve comparar com o Ibovespa, o principal índice da Bolsa de São Paulo.
Bons investimentos apresentam rendimento superior a ele e, como forma de remunerar o risco, devem apresentar um rendimento bem superior ao do CDI.
Usualmente, os bancos, junto com os extratos de seu investimento, fornecem um resumo desses indicadores financeiros, o que permitirá a você avaliar corretamente suas aplicações.

CASAMENTO
Pretendo me casar em abril de 2012. Qual a forma ideal para pagar a festa e ainda conseguir uma viagem bacana de lua de mel?
A.A., de São Paulo

RESPOSTA - Sua decisão está entre financiar a festa e a viagem de lua de mel ou pagar à vista. No caso do pagamento à vista, você deve barganhar um desconto.
Como ainda faltam 10 meses para o seu casamento, se você colocasse o dinheiro em um fundo de renda fixa, possivelmente teria um rendimento acima de 10% no período.
Portanto, você deve negociar um desconto superior a 10% caso queira pagar à vista para que este tipo de pagamento valha a pena.
Caso você decida dividir o valor da festa e a viagem em prestações mensais, você deve verificar qual a taxa de juros cobrada.
Se elas forem superiores às taxas cobradas pelos bancos para empréstimos pessoais, uma alternativa será obter o crédito no banco e pagar à vista a festa e a viagem -obviamente negociando o desconto- e dividir o pagamento de acordo com o crédito do banco.

DIVIDENDOS
Gostaria de saber o que acontece com os dividendos pagos pela empresa em fundos de ações. Os dividendos são distribuídos em cotas ou não recebo o dividendo?
E.H.K., de São Bernardo do Campo

RESPOSTA - É importante saber que todo fundo deve informar em seu prospecto o destino dos dividendos.
Os fundos incorporam os dividendos ao patrimônio, sendo os dividendos distribuídos aos cotistas na proporção de sua participação no fundo, gerando, assim, valorização das cotas.

EU INVISTO EM

"Estou investindo no meu primeiro imóvel, aplicação para a vida toda. Sou avesso ao risco"
Felipe Andreoli, apresentador do CQC


Texto Anterior: Folhainvest: Líder do jogo tem ganho de 56,03% no ano até agora
Próximo Texto: Declaração trimestral: BC recebe dados de pessoas físicas e empresas com US$ 100 mi no exterior
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.