São Paulo, quarta-feira, 04 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Produção industrial volta a cair e confirma desaceleração da economia

CIRILO JUNIOR
DO RIO

A produção industrial brasileira voltou a cair em junho. A retração de 1% foi a mais intensa desde dezembro de 2008, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Com três quedas consecutivas, que representam recuo de 2%, o desempenho recente da indústria ratifica o desaquecimento da economia ao longo do segundo trimestre, depois de um forte crescimento nos três primeiros meses de 2010 -alta de 6,1% no acumulado do período.
Especialistas afirmam que o quadro já era esperado, e a tendência é que haja um crescimento moderado daqui para a frente.
"O primeiro trimestre surpreendeu para cima, e o segundo, um pouco para baixo. Essas oscilações não geram preocupação. Há fatores positivos, como renda, salário e crédito em alta", disse Douglas Uemura, da LCA Consultores.
O acelerado ritmo de crescimento levou a indústria a patamar recorde em março. Naquele mês, houve avanço de 3,4% ante fevereiro, lembrou Leonardo Carvalho, do Ipea. Seria difícil manter esse ritmo, avaliou.
Em relação a igual período de 2009, o primeiro semestre teve avanço de 16,2%, variação recorde dentro da série histórica iniciada em 1991. Deve ser levado em conta, no entanto, que o patamar estava baixo, devido à crise.
André Macedo, do IBGE, minimizou o fato de o recuo de 1% ter sido o pior desde o auge da crise, no fim de 2008. Em dezembro daquele ano, a produção chegou a cair 12,2%, ante o mês anterior.
O desempenho em junho pode ter sido prejudicado pela Copa, já que o Brasil fez três jogos em dias úteis. Mas a ausência desse fator, provavelmente, não teria impedido o resultado negativo.

FOLHA.com
Ouça o economista André Macedo, do IBGE, sobre a produção industrial
www.folha.com.br/mm776961


Texto Anterior: País perde peso em 13 setores da indústria global
Próximo Texto: WTorre decide IPO na próxima semana
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.