São Paulo, segunda-feira, 04 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

DICAS QUE VALEM DINHEIRO

1
A oferta de crédito aumentou e as taxas de juros estão caindo. Faça pesquisa, informe-se sobre as diversas modalidades de crédito e negocie com o seu banco ou com sua cooperativa de crédito.

2
Consulte o site do Banco Central e verifique como o seu banco se posiciona no ranking das taxas de juros. A diferença entre a menor e a maior taxa do cheque especial é de nove vezes! O site do BC é http://www.bcb.gov.br/fis/taxas/htms/tx012010.asp

3
No caso do crédito pessoal, a diferença é ainda maior porque as financeiras entram no ranking. Muito cuidado antes de tomar empréstimo!

4
Procure oferecer garantias para reduzir o risco da sua operação. Essa é a principal variável que determinará a taxa de juros que você terá de pagar. Quanto menor o risco, menor os juros.

5
Se você tiver dívidas vencidas, procure seus credores para uma renegociação.
Como eu disse na matéria, a instituição não ganha quando empresta dinheiro para você. Ganha quando você paga. Ela precisa ajudar você a pagar.


Texto Anterior: Finanças pessoais - Marcia Dessen: Pedir dinheiro emprestado é um negócio como outro qualquer
Próximo Texto: Inflação e câmbio são destaque na semana
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.