São Paulo, sábado, 05 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empresas querem extrair ouro já em 2011

DE BELÉM

Depois de 18 anos fechado, Serra Pelada, tida como o "maior garimpo a céu aberto do mundo" nos anos 1980, deve voltar a produzir ouro até o final do ano que vem.
No mês passado o governo federal autorizou a Coomigasp (Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada) e a Colossus Minerals a retomar o garimpo.
A cooperativa e a empresa poderão explorar a cava, nome dado ao buraco de 180 metros de profundidade criado com a exploração manual no ápice do "formigueiro humano" -de 1981 até 1983.
Estudos da Colossus indicam que ainda restam sob a cratera -que, inundada, se tornou um lago- ao menos 50 toneladas de ouro, paládio e platina, avaliados hoje em cerca de R$ 3 bilhões.
Segundo o acordo, a empresa canadense detém 75% da sociedade para exploração; a cooperativa, 25%.
O reinício da operação, que agora só pode ser feita com maquinário pesado, gera a expectativa de melhoria de vida no miserável vilarejo nascido em volta da cava.
Pode também ser o fim das disputas entre os próprios garimpeiros -que, nas duas últimas décadas, causaram mortes e brigas campais.
O único empecilho são as duas ações de Brent Smith na Justiça, que podem levar a um efeito dominó jurídico, anulando todos os atos gerados pela venda dos direitos da Phoenix Gems do Brasil. (JCM)


Texto Anterior: Outro lado: Para advogado de sócios, Smith age com má-fé
Próximo Texto: Garimpeira fingiu ser travesti para entrar em Serra Pelada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.