São Paulo, sábado, 05 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vinhoto tem potencial para superar açúcar

DO ENVIADO A SÃO MIGUEL
DO IGUAÇU

Se os dejetos da produção animal já são realidade na produção de energia, ainda que em escala diminuta, o Brasil ainda joga no solo seu produto mais valioso para a obtenção de biogás. É o vinhoto, hoje subproduto na produção de açúcar e etanol.
A Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar) tem estudos que indicam que a produção de energia elétrica pode se tornar o segundo negócio do setor sucroalcooleiro, atrás apenas do etanol.
Experiências na usina São Martinho, em Pradópolis (São Paulo), mostram que, em um processo de biodigestão contínua, é possível capturar o biogás do vinhoto e utilizá-lo como combustível.
O uso do vinhoto para a produção de biogás não interfere na qualidade, em termos de adubação, do biofertilizante (subproduto do processo) em relação ao vinhoto que hoje é jogado diretamente do solo.



Texto Anterior: Commodities
Produtor rural já vende energia elétrica

Próximo Texto: Vaivém: Exportação agrícola dos EUA atinge US$ 105 bi
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.