São Paulo, sábado, 05 de junho de 2010

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Fifa marca a estreia de jogos de série no Facebook

Título permite que jogador dirija time, construa estádio e troque jogadores

Marcas procuram se inserir no segmento de jogos em redes sociais, o que mais cresce no setor de videogames

CHRIS NUTALL
DO "FINANCIAL TIMES"

O Fifa Superstars, jogo lançado ontem no Facebook, é a primeira grande série de videogame a estrear em uma rede social.
Depois do sucesso dos animais de estimação, das fazendas e das guerras de gangues, o fenômeno dos jogos sociais está a ponto de mudar de patamar, com marcas lutando por uma fatia do segmento de maior crescimento nos videogames.
Mais de 200 milhões de pessoas usam jogos do Facebook por mês e um punhado de títulos -Farmville, Treasure Isle, Café World, Mob Wars e Petville- responde por mais da metade do total.
A produtora Zynga criou todos esses títulos e gera receitas anuais estimadas em US$ 600 milhões.
Além disso, as vendas de bens virtuais ultrapassaram US$ 1 bilhão nos EUA em 2009, segundo o grupo de pesquisa Inside Network.
O Fifa Superstars é produzido pela Playfish, uma criadora de jogos digitais adquirida pela distribuidora Electronic Arts por US$ 300 milhões em novembro com o objetivo de facilitar a entrada da EA nesse mercado.
"Acreditamos que o Fifa Superstars represente um ponto de inflexão no setor de jogos sociais. Estamos conectando paixões reais a uma atividade on-line", disse Sebastien de Halleux, cofundador da Playfish.
O jogo de estratégia permite que os participantes treinem e dirijam times e construam estádios. Jogadores podem ser comprados e vendidos e os participantes podem escolher entre desafiar os amigos ou enfrentar times da Copa do Mundo ou da Premier League da Inglaterra.
A EA fatura quando os participantes compram créditos para jogos adicionais ou para jogadores melhores.
"Com todo o respeito a fazendas, animais de estimação e à máfia, a propriedade intelectual disponível não era tão envolvente ou interessante para mim até o momento", disse Peter Moore, diretor da EA Sports.
"Encontrar [o meio-campista espanhol] Xavi em um pacote [de jogo] é história bem diferente de levar um gatinho para casa", afirmou.


TRADUÇÃO DE PAULO MIGLIACCI


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