|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Fifa marca a estreia de jogos de série no Facebook
Título permite que jogador dirija time, construa estádio e troque jogadores
Marcas procuram se inserir no segmento de jogos em redes sociais, o que mais cresce no setor de videogames
CHRIS NUTALL
DO "FINANCIAL TIMES"
O Fifa Superstars, jogo lançado ontem no Facebook, é a
primeira grande série de videogame a estrear em uma
rede social.
Depois do sucesso dos animais de estimação, das fazendas e das guerras de gangues, o fenômeno dos jogos
sociais está a ponto de mudar
de patamar, com marcas lutando por uma fatia do segmento de maior crescimento
nos videogames.
Mais de 200 milhões de
pessoas usam jogos do Facebook por mês e um punhado
de títulos -Farmville, Treasure Isle, Café World, Mob
Wars e Petville- responde
por mais da metade do total.
A produtora Zynga criou
todos esses títulos e gera receitas anuais estimadas em
US$ 600 milhões.
Além disso, as vendas de
bens virtuais ultrapassaram
US$ 1 bilhão nos EUA em
2009, segundo o grupo de
pesquisa Inside Network.
O Fifa Superstars é produzido pela Playfish, uma criadora de jogos digitais adquirida pela distribuidora Electronic Arts por US$ 300 milhões em novembro com o
objetivo de facilitar a entrada
da EA nesse mercado.
"Acreditamos que o Fifa
Superstars represente um
ponto de inflexão no setor de
jogos sociais. Estamos conectando paixões reais a uma
atividade on-line", disse Sebastien de Halleux, cofundador da Playfish.
O jogo de estratégia permite que os participantes treinem e dirijam times e construam estádios.
Jogadores podem ser comprados e vendidos e os participantes podem escolher entre desafiar os amigos ou enfrentar times da Copa do
Mundo ou da Premier League
da Inglaterra.
A EA fatura quando os participantes compram créditos
para jogos adicionais ou para
jogadores melhores.
"Com todo o respeito a fazendas, animais de estimação e à máfia, a propriedade
intelectual disponível não
era tão envolvente ou interessante para mim até o momento", disse Peter Moore,
diretor da EA Sports.
"Encontrar [o meio-campista espanhol] Xavi em um
pacote [de jogo] é história
bem diferente de levar um
gatinho para casa", afirmou.
TRADUÇÃO DE PAULO MIGLIACCI
Texto Anterior: Roberto Rodrigues: Tendências da alimentação Próximo Texto: "Pisamos na bola", diz Google sobre dados Índice
|