São Paulo, segunda-feira, 05 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Título que garante inflação ganha apelo

DE SÃO PAULO

Títulos públicos que garantem a inflação são recomendados por analistas como uma das opções mais interessantes de investimento para os próximos meses.
Em julho, papéis como o NTN-B (indexado ao IPCA) ou o NTN-C (ancorado no IGP-M) proporcionaram alguns dos melhores retornos entre os títulos públicos oferecidos no Tesouro Direto, programa do governo que permite a compra desses ativos por pessoas físicas, por meio da internet.
Sem considerar impostos e encargos, os títulos indexados à inflação pagaram rentabilidades entre 5% e 6% no período.
O mercado não vê a trajetória da inflação da mesma forma que o governo. Enquanto o Banco Central avalia que a crise internacional deve conter a alta dos preços domésticos, muitos agentes financeiros acreditam que a instituição fez uma aposta muito alta.
Outros economistas são ainda mais radicais: avaliam que a autoridade monetária, na verdade, já desistiu de perseguir as metas de inflação, e apenas não admitiu o fato.
Muitos economistas do setor financeiro citam o baixo nível de desemprego, o consumo alto e o aumento da renda como fatores que devem pressionar os índices de inflação. Mas somente os próximos meses devem dizer quem está com a razão.


Texto Anterior: Poupança compensa mais que fundo DI
Próximo Texto: Bovespa se beneficia com queda da taxa de juros, dizem analistas
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.