São Paulo, quinta-feira, 06 de janeiro de 2011

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FOCO

HMV vai fechar, neste ano, 60 de suas 280 lojas de discos

VAGUINALDO MARINHEIRO
DE LONDRES

Nos longínquos anos 90 do século passado, eram raras as pessoas que voltavam de Londres sem levar na bagagem algum CD ou vinil comprado nas megalojas Tower, Virgin ou HMV.
Eram andares e andares de música do mundo todo. Fazia parte do turismo cultural da cidade garimpar nas estantes por bandas ou cantores de quem ninguém nunca tinha ouvido falar no Brasil.
Mas a Virgin fechou e, no lugar da Tower de Piccadilly Circus, hoje há uma loja de roupas. Agora, a resistente HMV parece estar com os dias contados.
A rede anunciou que irá fechar neste ano 60 lojas no Reino Unido e na Irlanda. São 280 no total. Culpa a queda nas vendas. Na comparação entre as cinco últimas semanas do ano passado e igual período de 2009, o faturamento caiu 13,6%.
Havia a esperança de crescimento dos negócios no Natal, mas o inverno rigoroso, com neve e temperaturas abaixo de zero, contribuiu para afastar ainda mais os clientes das ruas.
A cadeia de lojas já havia registrado uma queda nas vendas de 16% entre maio e outubro de 2010 ante o mesmo período do ano anterior.
A HMV é mais uma vítima da mudança de hábitos dos consumidores. Em vez de comprar CDs, muitos hoje preferem obter música na internet. Há ainda a concorrência de supermercados, que também comercializam livros, CDs e DVDs.
A rede tentou se diversificar. Vende roupas, celulares e produtos da Apple, mas não tem sido suficiente, e o valor das ações tem caído.
Não foi anunciado quais lojas serão fechadas primeiro. Se uma das atingidas for a da rua Oxford, no centro de Londres, será o fim de uma história de 80 anos.


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