São Paulo, quinta-feira, 06 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

SP tem maior inflação desde 2004, diz Fipe

IPC de 6,4% é puxado pela alta de 34% da carne; tarifa de ônibus pesará em janeiro

DE SÃO PAULO

O IPC (Índice de Preços ao Consumidor) no município de São Paulo se desacelerou para 0,54% em dezembro e fechou 2010 em 6,4%, de acordo com dados da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) da Universidade de São Paulo.
A variação anual é a maior desde 2004, quando a alta registrada foi de 6,56%.
O índice mede a variação dos preços na capital paulista entre famílias com renda de até 20 salários mínimos.
A carne foi a maior vilã da inflação dos paulistanos no ano passado. Terminou 2010 com um aumento de 34,45% na cidade de São Paulo e contribuiu com cerca de 12% no índice.
Segundo o coordenador do IPC, Antônio Evaldo Comune, a alta nos preços das carnes deve continuar pelo menos até fevereiro e, ao lado da pressão sobre os preços das commodities, deve manter a inflação dos alimentos elevada no início deste ano.
Além da carne, o reajuste de 11% na tarifa de ônibus pode impactar o índice em janeiro. O item deve responder por um terço dos 1,2% esperados para o IPC neste mês.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Produção: Indústria acumula recorde anual mesmo com recuo em novembro
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.