São Paulo, quinta-feira, 06 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

PRODUÇÃO

Indústria acumula recorde anual mesmo com recuo em novembro

DO RIO - Estagnada desde abril de 2010, a produção da indústria repetiu a tendência e recuou 0,1% de outubro para novembro, segundo o IBGE. Ainda assim, a fraca base de comparação de 2009, deprimida pela crise, assegurou uma expansão acumulada de 11,1% de janeiro a novembro e de 5,3% ante novembro de 2009, segundo o IBGE.
O resultado acumulado e as perspectivas de uma reação em dezembro praticamente garantem que a indústria feche com o maior crescimento anual da série histórica, iniciada em 1991.
Após forte crescimento de janeiro a março, a indústria pisou no freio por conta da expansão das importações, da dificuldade de ampliar exportações e do acúmulo de estoques em setores como siderurgia e veículos.
Rafael Bascciotti, da Tendências Consultoria, aponta o acúmulo de estoques como o principal freio da indústria. A LCA Consultores afirma, por sua vez, que a produção da indústria "andou de lado" por causa do "rápido crescimento das importações", além da desaceleração do consumo doméstico. A LCA e a Tendências esperam uma recuperação em dezembro.


Texto Anterior: SP tem maior inflação desde 2004, diz Fipe
Próximo Texto: Commodities: Preço mundial de alimentos é recorde
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.