São Paulo, quinta-feira, 06 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Impacto de alta foi maior no Brasil em 2010

DE BRASÍLIA

Os preços das commodities com mais impacto sobre a inflação brasileira subiram 35,4% em 2010, segundo dados do Índice de Commodities do Banco Central.
A alta é o dobro da registrada pelo CRB, um dos principais indicadores internacionais utilizados para medir a variação no preço desses produtos, que subiu 17,2% no mesmo período.
O indicador do BC considera os produtos básicos com mais impacto sobre os preços no Brasil. Inclui alguns itens que também estão no CRB, principalmente os agrícolas, e acrescenta outros, como café, alumínio, petróleo e gás natural.
Tomando como base dezembro de 2005, início da série do indicador brasileiro, a alta dos produtos mais relevantes para o país foi de 58%, mais que o dobro dos 24% verificados pelo CRB.
A maior alta foi nos produtos agrícolas, que subiram 46%. Metais, como alumínio e minério de ferro, tiveram alta de 26%. As commodities energéticas (petróleo, gás natural e carvão) avançaram 17%.
De acordo com o BC, o impacto da alta desses produtos sobre o índice de preços ao consumidor (IPCA) é imediato e se dá com mais força nos dois primeiros meses. (EDUARDO CUCOLO)


Texto Anterior: Commodities: Preço mundial de alimentos é recorde
Próximo Texto: Análise/Pecuária: Produção de leite no Brasil carece de planejamento e inovação tecnológica
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.