São Paulo, sábado, 06 de agosto de 2011

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CRÍTICA NEGÓCIOS

Jornalista narra passo a passo da compra da Anheuser-Busch pela InBev em 2008

ÁLVARO FAGUNDES
DE NOVA YORK

Em junho de 2008, a discussão sobre um calote do governo americano era impensável, mas o domínio dos Estados Unidos já começava a dar sinais de fadiga, e um dos seus símbolos estava sob ataque estrangeiro.
A Anheuser-Busch, a fabricante da Budweiser, recebeu naquela época uma oferta de US$ 46,3 bilhões dos belgo-brasileiros da InBev.
"Poucas companhias na Terra lembram mais os EUA, com toda a sua história e iconografia, que a Anheuser-Busch", escreve a jornalista Julie MacIntosh no livro "Dethroning the King: The Hostile Takeover of Anheuser-Busch, an American Icone [Destronando o Rei: a Aquisição Hostil da Anheuser-Busch, um Ícone Americano, em tradução literal]".
MacIntosh acompanhou as negociações de perto trabalhando para o "Financial Times" e, no livro, aborda principalmente o lado americano, como a cervejaria símbolo dos EUA parou nas mãos de estrangeiros.
E, no ponto de vista dela, não foram poucas as falhas.
Na Anheuser-Busch, ela viu uma empresa em que o homem que fez ela passar de 10% para 50% do mercado americano, August Busch 3º, transferir o comando em 2002 para seu filho, August Busch 4º, sem, no entanto, deixá-lo assumir as rédeas.
Não que o Quarto (como era conhecido) fosse o mais bem preparado: era um playboy que assumiu menos pela competência e mais pelas cinco gotas de Budweiser que os herdeiros homens recebiam, poucas horas depois do nascimento.
Com uma companhia com muitos gastos desnecessários e sem penetração no exterior -marcas deixadas por seu pai-, ele não conseguiu reverter a oferta, que no mês seguinte foi ampliada para US$ 52 bilhões.
O negócio também contou com a sorte: dois meses depois o Lehman Brothers quebrou, o crédito global secou e uma aquisição desse vulto seria impossível.

DETHRONING THE KING
Julie MacIntosh
EDITORA Wiley (408 págs.)
QUANTO US$ 15,21
AVALIAÇÃO Bom


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