São Paulo, sábado, 06 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

LANÇAMENTOS

NACIONAIS

ADMINISTRAÇÃO
Comportamento do Consumidor
Pedro Camargo
EDITORA Novo Conceito
QUANTO R$ 34,90 (168 págs.)

Examina aspectos biológicos e fisiológicos da relação de consumo, passando pela genética comportamental e pelo neuromarketing. Cita, por exemplo, pesquisas relacionando os níveis de testosterona e a propensão a assumir riscos, ou entre os níveis de estrogênio e o comportamento financeiro feminino.

SUSTENTABILIDADE
Metaconsumidor
Marcos Gouvêa de Souza e outros
EDITORA GS&MD
QUANTO R$ 60 (240 págs.)

Descreve a demanda crescente, por parte dos consumidores, de que as empresas integrem processos sustentáveis à cadeia do produto ou serviço. Examina casos envolvendo marcas como C&A, Carrefour e Pão de Açúcar, incluindo "lojas verdes", atividades voluntárias e programas de consumo consciente.

DESIGUALDADE
Apropriação Indébita
Gar Alperovitz e Lew Daly
EDITORA Senac São Paulo
TRADUÇÃO Renata Lucia Bottini
QUANTO R$ 50 (248 págs.)

Os autores argumentam que as condições tecnológicas que permitem a acumulação de riqueza são um patrimônio da sociedade, portanto que os pobres atuais são herdeiros de bens que estão concentrados nas mãos de uma minoria. Questionam assim qual prosperidade é "merecida" e qual é "imerecida".

MOTIVAÇÃO
Coaching - O Que Você Precisa Saber
Eliana Dutra
EDITORA Mauad
QUANTO R$ 39 (176 págs.)

A consultora instrui sobre a prática da orientação no ambiente de trabalho. Voltado especialmente aos interessados em praticar a técnica, analisa diálogos de orientação a executivos, exemplifica o vocabulário mais adequado para a gestão de pessoas e apresenta ferramentas como formulários e exercícios.

MÍDIA
Poder Político e Meios de Comunicação
Bernardo Sorj (org.)
EDITORA Paz e Terra
TRADUÇÃO Miriam Xavier
QUANTO R$ 25 (140 págs.)

Quatro artigos investigam as relações entre empresas de comunicação de massa e políticos na América Latina. Entre os exemplos estão o grupo Clarín (Argentina) e a Televisa (México). Inclui texto de Carlos Eduardo Lins da Silva, que foi ombudsman da Folha, sobre censura.

TRABALHO
Revista da Abet
Associação Brasileira de Estudos do Trabalho
EDITORA LTR
QUANTO R$ 35 (192 págs.)

O volume 9, número 1 do periódico discute, entre outros temas, o trabalho decente, a procura por emprego na construção civil, o papel da tecnologia como transformador do mercado, a questão da ilicitude de frentes de trabalho organizadas por governos e a atuação sindical na Nova Zelândia.

INTERNACIONAIS

TEORIA
Zombie Economics
John Quiggin
EDITORA Princeton University Press
QUANTO US$ 24,95 (R$ 42, 216 págs.)

O economista australiano critica ideias que não estão "nem mortas, nem vivas", como a hipótese dos mercados eficientes ou aquela do crescimento contínuo atribuída a Irving Fisher. Enterrá-las, diz Quiggin, ajudará a evitar erros como os que engendraram a crise global de 2008.

EMPRESAS
Dethroning the King
Julie MacIntosh
EDITORA Wiley
QUANTO US$ 27,95 (R$ 47, 408 págs.)

A jornalista cobriu pelo "Financial Times" a venda da cervejaria Anheuser-Busch, em 2008, e reconta a história da empresa fabricante da Budweiser. Diz que esse símbolo estadunidense poderia ter resistido às garras da "belga InBev, controlada por brasileiros", não fosse por conflitos internos da família Busch.

por ERNANE GUIMARÃES NETO


Texto Anterior: Bibliográfico
Próximo Texto: Minha História - Alex Kipman, 31: O beethoven do videogame
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.