São Paulo, terça-feira, 07 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Obama anuncia obras de infraestrutura de US$ 50 bi

Intenção é estimular economia e gerar empregos, mas pacote foi criticado

Pacote anunciado prevê a reconstrução de rodovias, ferrovias e pistas de aeroportos durante seis anos


ANDREA MURTA
DE WASHINGTON

O presidente dos EUA, Barack Obama, anunciou ontem um pacote de infraestrutura com investimento inicial de US$ 50 bilhões, em mais uma tentativa de estimular a economia e gerar empregos.
A intenção é implementar o plano nos próximos seis anos, reconstruindo 240 mil km de rodovias, 6.400 km de ferrovias e 240 km de pistas em aeroportos, além de modernizar sistemas de controle de tráfego aéreo.
"Tudo isso vai não apenas criar empregos agora, mas ajudar nossa economia no longo prazo", disse o presidente em uma feira de sindicatos em Milwaukee (Wisconsin) no feriado do Dia do Trabalho norte-americano.
O pacote é parte de um plano mais amplo para acelerar a recuperação econômica que Obama deve delinear amanhã em Cleveland.
Com a recuperação ainda incipiente e uma taxa de desemprego em 9,6% após ligeira alta em agosto, o presidente quer se mostrar empenhado na criação de vagas.
Por enquanto, o plano é mais político do que prático. Mal foi revelado e já sofreu ataques por ser de lenta implementação -no melhor cenário, vagas seriam abertas no ano que vem- e prever injeção de dinheiro federal.
Republicanos usaram imediatamente a pecha de "estímulo", palavra que se tornou politicamente perigosa por causa do aumento do deficit público, para criticar a ideia.
O pacote precisa ser aprovado pelo Congresso, o que não é uma certeza. Câmara e Senado estão em recesso até a semana que vem e terão um mês para analisar vários projetos de lei antes de nova pausa para campanhas para as eleições de novembro.


Texto Anterior: Vaivém - Mauro Zafalon: Venda de colhedora de cana cresce 60% no ano
Próximo Texto: Mercado: Sem referência de Wall Street, Bolsa tem dia quase perdido e sobe 0,1%
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.