São Paulo, terça-feira, 07 de dezembro de 2010 |
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros
commodities Lula quer construir estaleiro em Araçatuba Barcos serão usados no transporte de etanol pela hidrovia Tietê-Paraná Serão construídas na cidade 80 barcaças e 20 empurradores, que formarão a nova frota da Transpetro DE BRASÍLIA O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a construção de um estaleiro em Araçatuba (SP) para fabricar embarcações destinadas ao transporte de etanol pela hidrovia Tietê-Paraná. A Transpetro, subsidiária da Petrobras que cuida do transporte de combustível, e o estaleiro Rio Tietê assinaram em 23 de novembro o contrato para a construção de 80 barcaças e 20 empurradores, que formarão a nova frota da Transpetro. "Pasmem. Vamos fazer um estaleiro em Araçatuba, onde não tem nem mar. A Transpetro vai assumir a responsabilidade para ocupar 100% do potencial da hidrovia do Tietê", disse Lula. A declaração foi dada durante cerimônia de assinatura de termos de compromisso de Estados e municípios relativos a projetos do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento). As novas embarcações custarão US$ 239,1 milhões. O governo pretende iniciar a entrega no final de 2011. A operação, porém, tem previsão para começar em 2013. O governo estima que será possível transportar 4 bilhões de litros de etanol por ano com os comboios -cada um formado por quatro barcaças e um empurrador. A Transpetro calcula que o uso da hidrovia substituirá o equivalente a 40 mil viagens de caminhão por ano. Isso representa quarto da emissão de gás carbônico com o transporte rodoviário e um consumo de combustível equivalente à vigésima parte. A hidrovia levará o etanol produzido nas regiões Centro-Oeste e Sudeste para a refinaria de Paulínia. Dali, o combustível seguirá, por meio de dutos, a terminais como o de São Sebastião (SP) e o de Ilha D'Água (RJ). O governo espera reduzir custos para tornar o produto mais interessante para exportação e fazer um aproveitamento maior da hidrovia. Estima-se que, com a entrada em operação dos 20 comboios, o uso da Tietê-Paraná passará dos atuais 20% para 35% de sua capacidade. Serão gerados em torno de 500 empregos diretos durante a construção do estaleiro. A operação vai demandar 300 trabalhadores em média, e os comboios devem gerar 400 empregos diretos. Texto Anterior: Alemanha rejeita mais reforço para resgates Próximo Texto: Rio Tinto oferece US$ 3,5 bi pela Riversdale Índice | Comunicar Erros |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |